PACTO MEC-SEE-MG com o Ensino Médio - SRE Metrop B
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PACTO MEC-SEE-MG com o Ensino Médio - SRE Metrop B

Parceria MEC-BR e SEE-MG para fortalecimento do Ensino Médio com o caminho, Ver Ouvir e Registrar o processo de aprendizagem, com autonomia no Estudante - Grupos SRE Metropolitana B
 
InícioInício  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Tratamentos de Problemas em Realidades Operacionais - Seminário Continuado

Ir para baixo 
AutorMensagem
PedroLuiz-BH




Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/03/2015

Tratamentos de Problemas em Realidades Operacionais - Seminário Continuado Empty
MensagemAssunto: Tratamentos de Problemas em Realidades Operacionais - Seminário Continuado   Tratamentos de Problemas em Realidades Operacionais - Seminário Continuado EmptyTer Abr 07, 2015 2:22 pm

Tratamentos de Problemas em Realidades Operacionais
Pedro Luiz de Oliveira 20150407

Todo problema de uma realidade tem solução aberta e sem resposta ou esta convertida em encaminhamento, quando o problema não tem fim em si mesmo, sendo que daí, cada solução gerará um novo problema sucessivamente.
Os outros problemas são chamados matemáticos, para exercitarmos solucionamentos e respostas finalizadoras, considerados teóricos ou abstratos.
Os problemas de realidades existem dentro de um contexto e somente com a retirada do contexto, faz com que ele desapareça daquela realidade.
As realidades operacionais são formadas de contextos próprios, sendo que os contextos que não fazem parte das realidades operacionais devem ser considerados como invasores ou perturbações externas.
Contextos invasores de realidades devem ser posicionados, e quando possível, devolvidos para suas realidades externas.
Em um exemplo ilustrativo, temos as realidades escola/aluno e família/filho, que são realidades operacionais com seus contextos próprios e que devem ser posicionados em suas realidades, para que os problemas associados sejam percebidos, para serem abordados e receberem a resolutividade necessária, caracterizando o domínio sobre eles, conforme as respectivas realidades. Ressaltamos que o representante da família e o filho têm papeis próprios nas duas realidades, a de família e a de escola e, portanto, devem ser caracterizados e orientados, conforme as realidades, para evitar invasões de situações problemas externas, e por isso, perturbadoras às realidades.
Resolutividade é um processo dinâmico e cíclico que pretende colocar o problema sob domínio, tornando permanente a resolução dos problemas através de suas soluções próprias e respostas momentâneas.
As respostas são apenas leituras imediatas do processo de resolutividade, derivadas apenas das soluções próprias de cada problema.
Os problemas em sua maioria têm respostas específicas e de soluções fáceis e simples. O que torna um problema difícil e até complicado, é quando ele é tratado fora do seu contexto e principalmente sem a ciência deste desvio, gerando respostas imediatistas, comumente enquadradas na idéia "apagar incêndio".
Problemas complexos são as realidades operacionais constituídas de composições de problemas e estes, quando são de um contexto dinâmico, devem ser tratados como situações problemas.
Situações problemas são problemas tratados de maneira integral em uma realidade operacional. As situações problemas têm características dinâmicas, por que os problemas retornam naturalmente, de modo geral temporal, depois de atender as suas necessidades ou demandas associadas, que sofre pequenas alterações em contextos imediatamente humanos e por isso também, as situações problema devem-se abordadas de forma permanente ou continuada.
Somente quando tratadas de forma continuada, as situações problema serão dominadas e apresentará a impressão de resolvidas, enquanto sob domínio.
As situações problema são constituídas de problemas vinculados a outros problemas, que quando percebidos e abordados objetivamente em suas soluções, geram domínio da situação problema em questão.
Por serem dinâmicas e permanentes, enquanto existirem nas realidades operacionais, a abordagem das situações problema que envolve o coletivo, pede um seminário continuado para monitoramento permanente com o máximo de pontos de vista dos envolvidos, dando assim, mais qualidade no atendimento das demandas percebidas que, portanto, a participação de todos é fundamental, para a formação da identidade resolutiva da realidade operacional.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Tratamentos de Problemas em Realidades Operacionais - Seminário Continuado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Seminário Continuado Escolar em 25 Semanas
» Seminário Continuado em tres etapas e 25 Semanas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
PACTO MEC-SEE-MG com o Ensino Médio - SRE Metrop B :: ORIENTADORES GRUPO ANA PAULA LAGUNA - SREB :: Pedro Luiz - EE Padre Matias-
Ir para: